A ver

Na sequência do meu artigo anterior, recomendo-vos ver o programa “Entre Imagens” que passa actualmente na RTP2.

Consiste numa série de 13 programas (ainda a decorrer) onde podemos ouvir na primeira pessoa alguns dos nomes mais proeminentes da fotografia nacional. De entre estas personalidades existem alguns nomes que entraram no meu TOP 5 de fotógrafos nacionais favoritos (Augusto Brázio e Paulo Catrica) e outros que não entraram nesta lista por um triz (António Júlio Duarte e Edgar Martins).

Se, como eu, não têm tempo e/ou paciência para seguir horários televisivos, podem ver os vários episódios em: www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p30791/1

———————————————————————————————————

Recomendo também a exposição “Este é o Lugar / This must be the place: uma retrospectiva do fotógrafo sul-africano Pieter Hugo a visitar na Fundação Calouste Gulbenkian até 1 de Junho de 2014. Excelente a todos os níveis.

Pieter Hugo

© Pieter Hugo

Não estava totalmente familiarizado com o trabalho deste fotógrafo, conhecia o portfolio “The Hyena and Other Men” e pouco mais, algo que acabou por enriquecer a minha visita com a experiência de descoberta. Mas se pretenderem uma introdução a este fotógrafo podem ler uma excelente entrevista conduzida por Sérgio B. Gomes para o Ípsion em:  http://ipsilon.publico.pt/Artes/texto.aspx?id=332367

—————————————————————————————————–

Na minha visita à Gulbenkian, no edifício do CAM, encontrei na Livraria Almedina o seguinte livro (que me faz novamente voltar ao meu TOP5 de fotógrafos nacionais):

TNSC - Paulo Catrica

Uma edição da Fundação EDP de uma exposição de 2011 (que, confesso, me escapou completamente) com o trabalho de Paulo Catrica, mais concretamente o projecto “TNSC – A Prospectus Archive” sobre o Teatro Nacional de São Carlos.

Se gostam do trabalho deste fotógrafo e forem colecionadores de livros de autor, por 20 euros ainda podem adquirir um exemplar que, desconfio, brevemente deixará de se encontrar à venda.

Na mesma prateleira está também outra excelente edição da Fundação EDP: o catálogo da exposição “Un Certain Malaise” de Rodrigo Amado. Um livro que urgia acrescentar à minha colecção antes que esgotasse (o eterno problema das edições limitadas) mas que finalmente comprei aproveitando os descontos de uma loja online.

---

Sobre contextofotografico

Falar a apreciar fotografia em português.
Esta entrada foi publicada em documentários, exposições, fotógrafos estrangeiros, fotógrafos portugueses, Livros com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s