Proximidades

Get Closer - Magnum Photos

Descobri há uns dias o projecto intitulado Get Closer criado pela Magum Photos em homenagem ao 100.º aniversário de Robert Capa.

A premissa é interessante: tendo como ponto de partida a célebre frase de Robert Capa “se as tuas fotografias não são suficientemente boas é porque não estavas suficientemente perto” (tradução livre), durante 100 dias fotógrafos conceituados aproximar-se-ão do trabalho de Robert Capa, apresentando imagens em paralelo com algumas das suas lendárias fotografias.

Mesmo que apenas isto bastasse para suscitar interesse, estas imagens são enriquecidas com comentários dos fotógrafos convidados que, inevitavelmente, para além de homenagear a vida e obra de Robert Capa, frequentemente comentam a famosa frase-chavão.

Robert Capa / Mark Power

Robert Capa / Mark Power
© Robert Capa/Magnum Photos/ICP
© Mark Power/Magnum Photos

Chamou-me a atenção o texto de Mark Power que refere como não se identifica com esta espécie de “regra” popularizada por Robert Capa. Gostei deste comentário porque confesso que desde muito cedo esta frase sobre proximidade me deixou de pé atrás, e aqui temos um claro exemplo do porquê. Basta ver o trabalho de Mark Power para perceber que a grande diferença entre este fotógrafo e Robert Capa resume-se a uma palavra: escala. Um fotógrafo de guerra tem de estar “em cima do acontecimento”, enquanto a batalha de Mark Power é conseguir distanciar-se suficientemente para fotografar sujeitos de escala monumental. Mark Power não se aproxima porque não é isso o desejável para obter o efeito que tem em mente.

Este e outras dogmas da fotografia (lembro-me agora de Cartier-Bresson com a sua regra de “nunca reenquadrar”) são até certo ponto úteis, mas na minha opinião devem ser interpretados e adaptados aos nossos métodos e finalidades. 

Uns quantos passos para a frente e o efeito não seria o mesmo.
Nazaré, Portugal © Ricardo Silva Cordeiro

Ficarei atento a este projecto que à data deste artigo vai ainda a 1/4 dos 100 dias e já tem excelentes contribuições. Não sei se fará com que os fotógrafos se aproximem mais dos seus sujeitos, mas certamente que nos aproximará mais a todos do trabalho de Robert Capa.

---

Sobre contextofotografico

Falar a apreciar fotografia em português.
Esta entrada foi publicada em fotógrafos estrangeiros, internet, Magnum Photos com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s