Máquina fantasma

Nikon V3
Foi bastante evidente no artigo anterior que as imagens da Nikon V3 não eram reais, eram na realidade uma simulação 3D feita por mim.

Fi-lo em jeito de experiência. Tive como ponto de partida os pontos fortes e fracos da Nikon V1 e desenhei o que para mim seria uma evolução desta: uma suposta Nikon V3 que tem como ideias base ser compacta, rápida, e simples, sem no entanto comprometer o controlo (como acontece com a V1).

Desenhei-a a pensar no uso que lhe daria, a fotografia de rua. O sistema Nikon 1 oferece uma rapidez muito bem-vinda neste género de fotografia, mas falha em algo tão essencial como oferecer controlo de uma forma eficaz. Utilizar estas máquinas com configurações automáticas é sempre uma opção, mas ainda assim seria desejável poder traçar limites ao que a máquina decide por nós, e foi este o meu principal objectivo ao desenhar o menu de “quick settings”.

asdadadadadad

Tarde com pouco trabalho + software Cinema4D = Nikon V3.

O mais divertido nesta experiência foi divulgar estas imagens em alguns fóruns. Foi interessante observar todo o tipo de reações a este protótipo virtual.

Uma das características imediatamente (e unanimemente) criticadas foi os controlos via touch-screen, o que era de esperar: ao apresentar a “máquina” deveria ter reforçado mais a ideia de que também existiriam os tradicionais botões físicos para que fosse possível controlar o diafragma ou obturador rapidamente, sem ter sequer que olhar para máquina. A ideia dos menus no ecrã táctil seria oferecer controlos mais avançados sem sobrecarregar de botões uma máquina fisicamente pequena.

Outro dos aspectos mais criticados foi a ergonomia. No desenho que fiz tentei manter-me fiel ao “espírito de compacta” da Nikon V1 mas acrescentando algo que permitisse agarrar a máquina com mais firmeza. O caminho mais fácil seria aumentar o volume da máquina com o tradicional punho saído (o que foi feito na Nikon V2 e é um dos aspectos desta máquina que não me agrada), mas optei por fazer o inverso tornando côncava a zona para agarrar. Recebi no entanto muitos comentários acerca do possível desconforto que esta solução poderia proporcionar. Confesso que nunca fui muito exigente no que toca ao “agarrar” de máquinas fotográficas, principalmente nas deste género, pequenas e leves. Talvez o facto de ter mãos pequenas contribua para isso: a grande maioria das máquinas fotográficas são desenhadas por japoneses e são conhecidos em diversas áreas problemas relacionados com a diferença de tamanho das mãos orientais e ocidentais, é fácil encontrar exemplos na indústria automóvel ou em diversos aparelhos electrónicos. 

Apesar de tudo continuo a pensar que a solução côncava seria a melhor opção, sendo apenas  necessário aumentar um pouco a espessura de todo o corpo da máquina para simultaneamente melhorar o conforto de utilização e permitir continuar a usar as mesmas baterias dos modelos anteriores.

Estas foram as duas principais críticas a esta minha máquina fictícia. No geral a resposta foi bastante positiva, houve inclusive algumas pessoas a afirmar que a compravam tal como foi apresentada, mas claro que ainda assim não fui poupado a críticas como esta:
(…) In my opinion the V1 is ugly but functional. This thing is just ugly. Don’t apply for the next generation N1 camera designer job with this “camera” (…)

Apesar do seu carácter negativo e pouco (ou nada) construtivo, foi das respostas que mais me fez rir. Fez-me também pensar no quão difícil será o trabalho de quem realmente faz disto uma profissão, tendo que equacionar factores tão díspares como limitações de ordem técnica e qualidade estética. E sempre com uma certeza: nunca irão agradar a toda a gente.  
---

Sobre contextofotografico

Falar a apreciar fotografia em português.
Esta entrada foi publicada em Humor, internet, máquinas fotográficas com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s