O grande anúncio da pequena máquina

Sony RX1

Com o aproximar da Photokina 2012 no próximo dia 18, tinha a intenção de esperar por todos anúncios e lançamentos que habitualmente se fazem nesta altura e comentá-los num só artigo, mas foi-me impossível cumprir este plano com a surpresa que foi o anúncio da nova Sony RX1.

Esta é uma máquina pioneira por ser a primeira compacta com um sensor fullframe (a Leica M9 é pequena e tem um sensor fullframe, mas pertence a um sistema com lentes intermutáveis não sendo verdadeiramente uma compacta). Outro factor que a torna especial é a objectiva de focal-fixa Zeiss Sonnar 35mm f/2 que ao não ser intermutável tem a vantagem de estar optimizada para o sensor, prometendo assim tirar total proveito do novo sensor de 24 megapixeis (que segundo a Sony é superior a todos os sensores actuais e vai constar em todas as máquinas fullframe dos próximos tempos).

A Sony deu um passo de gigante na tendência actual de reduzir o tamanho de máquinas fotográficas com sensores grandes. Mostrou também que ao ser actualmente o fabricante dos sensores para muitas das grandes marcas como a Nikon, Pentax, Olympus ou Fujifilm (e, segundo os rumores, para a futura Leica M10) adquiriu uma supremacia e capacidade de produção que lhe permite arriscar novos tipos de produtos.

Sony RX1, Fujifilm X100, Canon 5D MkII

Montagem com comparação de tamanhos entre a Sony RX1, Fujifilm X100 e Canon 5D MkII (baseada noutras comparações existentes online).
Mesmo com um sensor maior a Sony é mais pequena que a Fuji, presumo no entanto que é mais pesada muito por culpa da lente que é bastante maior. Há também que ter em consideração que, ao contrário da Fujifilm X100, a RX1 não tem visor óptico nem electrónico, mas continua a ser impressionantemente pequena para uma máquina com um sensor de tamanho igual ao da Canon 5DMkII (que cada vez mais parece um gigante do passado).

Há muito que espero por um produto que combine o melhor das duas máquinas que uso actualmente: o tamanho e usabilidade da  Fujifilm X100 e a qualidade de imagem da Canon 5DMkII. Confesso que depois de uns momentos de entusiasmo fiquei desiludido quando percebi que ainda não vai ser desta que vou poder ter apenas uma máquina: segundo os rumores, o preço da Sony RX1 vai rondar os 3000 dólares o que me parece exageradamente dispendioso tendo em conta que é um sistema fechado (ficamos limitados à distância focal de 35mm e quando a máquina avariar ou ficar desactualizada não poderemos reutilizar a lente) e nem tem integrado um visor óptico ou digital (terá de ser comprado à parte por um preço ao que consta também exagerado).

Este anúncio criou em pouco tempo mais expectativas e especulações que todos os que foram feitos nos últimos meses. Mesmo um produto que quase podemos chamar “experimental” e orientado para um nicho de utilizadores faz fervilhar um mercado ansioso por uma evolução significativa das máquinas fotográficas que ofereça mais do que meras adições de números às características técnicas.

Sobre contextofotografico

Falar a apreciar fotografia em português.
Esta entrada foi publicada em máquinas fotográficas, novidades com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s