Os altos e baixos do fotógrafo

Stages of a Photographer

Deparei-me hoje com este gráfico que achei uma boa caricatura dos vários estágios no percurso de um fotógrafo. Apesar de cómico achei que tem um desarmante fundo de verdade (como aliás o deve ter qualquer coisa “séria” no âmbito do humor).

É fácil identificar-mo-nos com alguns dos elementos do gráfico. Eu por exemplo vejo-me principalmente na linha azul, se bem que no meu caso aumentaria a frequência entre a satisfação e o auto-desprezo.

Isto lembrou-me os vários clichés fotográficos que inevitavelmente fazemos nos primeiros meses (e por vezes anos) em que nos vemos com uma máquina fotográfica na mão:

– Fotografias abstractas de pormenores
– Macros de flores e insectos
– Longas-exposições nocturnas com as luzes dos faróis dos carros arrastadas
– Fotografias da lua
– Paisagens HDR
– Usar uma ultra-grande-angular (principalmente para fotos na praia ao por-do-sol)
– Fotos fish-eye
– Fazer fotografias de rua com tele-objectiva
– E, principalmente no sexo feminino, auto-retratos (encaixo também aqui a variante das fotografias dos próprios pés)

E estes são os que me lembro.
Sempre pensei que se fosse professor de fotografia faria um exercício com todos estes lugares-comuns. Acredito que depois de “despachados” estes clichés, os alunos poderiam prosseguir para um próximo estágio – bem mais interessante – de criação de projectos sobre assuntos do seu interesse, estudo dos grandes fotógrafos para ganhar cultura visual e conceptual e, com tudo isto, partir para a sua auto-descoberta autoral.

Claro que percebo que nem todos tenham a ambição de se tornar autores e sei que há muita gente que é feliz a fotografar a lua durante toda a vida (e nem tenho nada contra), mas por vezes dou por mim a pensar no quão limpas de “entulho fotográfico” as várias galerias na internet poderiam ficar se a ambição geral fosse maior.

Sobre contextofotografico

Falar a apreciar fotografia em português.
Esta entrada foi publicada em Humor com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

