Leica anti-crise

Leica

Relacionar as dispendiosas Leica a algo que pode ajudar no combate à crise financeira em Portugal pode parecer estranho à primeira vista, mas é no entanto o que está a acontecer. Passo a explicar:

A frase made in germany inscrita nas máquinas Leica serve de símbolo de garantia, qualidade e precisão associado à engenharia Alemã. Muita gente sabe que o avultado preço de uma máquina Leica M provém, em parte, do facto de ser uma máquina fabricada com materiais nobres e minuciosamente montada à mão. O que muita gente desconhece é que a grande maioria desse trabalho é feito em Portugal – mais especificamente numa fábrica em Vila Nova de Famalicão – graças à fama da qualidade da mão de obra proveniente da tradição relojoeira que existe na zona (isto conjugado com o facto de, provavelmente, termos um preço de mão de obra mais baixo).


Leica M9-P from Leica Camera on Vimeo.

A grande notícia é que se soube hoje que esta parceria – que já dura desde 1973 – vai ser brevemente levada para um próximo nível com o investimento de 15,1 milhões de euros numa nova fábrica em Famalicão, o que dará lugar à criação de uns bem vindos novos postos de trabalho em território nacional.

É curioso observar como uma marca que passou por uma crise financeira em 2005 está agora em crescimento e a investir em 2012 num país em crise.

Se esta informação vos suscitou a vontade de comprar uma Leica para apoiar a economia nacional, pensem melhor: a maior parte das Leica que se encontram nas grandes superfícies comerciais não são verdadeiras Leica made in germany (ou made in Portugal). Actualmente, fora as Leica M e Leica X1, os modelos que se encontram na maioria das lojas não passam de máquinas Panasonic com um logótipo da Leica estampado, fruto de uma associação feita pelas duas marcas (e é sempre engraçado ver pessoas com maior poder de compra “investirem” cegamente numa dessas “Leica” quando podiam ter um modelo Panasonic exactamente igual por menos de metade do preço mas, claro, sem o prestigiante e famoso círculo vermelho na frente do aparelho).

2 Leicas

Uma Leica M9 e uma “Leica” Digilux-5. Não será difícil perceber qual das duas é uma “verdadeira” Leica, mas em caso de dúvida basta olhar para o preço: enquanto uma custa perto de 800 €, a outra ronda os 6000 € (sem objectivas).

Sobre contextofotografico

Falar a apreciar fotografia em português.
Esta entrada foi publicada em novidades com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s